-
Arquitetos: LINK Arkitektur
- Área: 32000 m²
-
Fotografias:Hundven-Clements to Hundven-Clements Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório norueguês Link Arkitektur venceu o concurso para um empreendimento que combina usos comercial e residencial no outono de 2006, com um projeto chamado "In Between". O projeto está localizado na área de Damsgård, no sul de Berger na Noruega, e consiste de três subprojetos diferentes, “Verket”, “Støperiet” e “Verket 4” que possuem área total estimada de 32.000 m². O primeiro projeto, “Verket” foi completado em 2012, e o segundo “Støperiet” foi recentemente completado, com mudança dos moradores em Agosto de 2013. A última fase e o terceiro projeto, “Verket 4” está atualmente em construção com entrega prevista para outono de 2014. Cada um dos três projetos possui sua própria identidade arquitetônica, mas ao mesmo tempo compartilham expressões visuais homogêneas que tem relação com a história do local e seu entorno.
O projeto de residências “Støperiet” está localizado próximo ao porto de Damsgårdsundet frente à Bergen. Como muitas outras áreas de porto nas cidades europeias e no resto do mundo, essa parte da cidade está sob processo de transformação; de área industrial para áreas revitalizadas com residências e comércio. Essa localização única entre o rio e as montanhas, além de estar em distâncias caminháveis para o centro da cidade e da universidade, possibilita futuros residentes inúmeras possibilidades em relação a trabalho e lazer. “Støperiet”, em conjunto com muitos outros projetos na área criarão aproximadamente 1100 novas unidades residenciais, cafés, lojas e pequenos comércios próximos ao centro da cidade.
Os políticos da Prefeitura de Bergen têm ambições altas para criar um distrito orientado ao futuro que será atrativo para todos os grupos democráticos. Uma ponte de pedestres por cima do rio para ciclistas e pedestres está prevista e ligará a nova praça do distrito, chamada Praça "Markusplassen" com a nova área comercial da cidade. Vai auxiliar na conexão do centro comercial e social em Damsgård e criará uma praça interativa para a cidade e área em desenvolvimento. Recebe este nome em homenagem à igreja Markus na vizinhança, numa ligação ao seu entorno geográfico.
A escola local, Ny Krohnborg School,é modernizada e combina funções regionais como um centro cultural local, quadras esportivas e um jardim de infância. Um novo passeio e Centro de Esportes Aquáticos será construído ao longo da orla existente do porto. “Støperiet” está localizado no centro deste novo e excitante distrito, com o edifício da antiga Fundição de Ferro como parte desta localização. A arquitetura original do edifício da Fundição data de 1890-1900 e cria a possibilidade de uma interessante justaposição arquitetônica: o novo versus o antigo. O edifício será restaurado, mas ao mesmo tempo receberá uma moderna galeria comercial. A parte destinada à habitação do “Støperiet” está dividida em dois volumes leves que parecem pairar por sobre o edifício histórico da Fundição, criando assim uma imagem visual totalmente nova e excitante no distrito.
O conceito se constrói na histórica produção da fundição de ferro no antigo terreno da Fundição. Grandes vigas de aço estão apoiadas sobre o antigo edifício estabelecendo uma leveza que cria um contraste dramático com a arquitetura histórica do prédio de tijolos pesados. As fachadas e o posicionamento das janelas foram determinados com base na grande estrutura de aço, sendo parte da construção. Isso adiciona um ritmo tátil e fluido à fachada e à sua expressão em geral. As janelas inclinadas acentuam o caráter distinto do edifício, tornando-o facilmente reconhecível. O projeto contém 45 apartamentos com luz natural e interiores espaçosos. A forma oblíqua da janela cria uma sensação dinâmica e incomum do espaço interno. Todos os apartamentos estão preparados para portadores de necessidades especiais. Há um grande terraço de uso comum em um dos prédios.